quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Novidades

Então vamos por dias:
30/09/2011
O muco aguado não seca para dar lugar ao pré-menstrual. Os peitos continuam um pouco inchados desde o dia da ovulação mas nada de especial. Apareceram-me duas bolhas gigantes de herpes labial mas no outro lado do lábio a na parte de dentro. Acordei com uma sensação estranha no mamilo direito como que um ardor, mas que passou logo.
 
 
01/10/2011
O muco continua muito aguado e em quantidade. Nem sinais do periodo surgir. Fiz um leve corte que infectou, algo que nunca acontece. Ainda não estou menstruada mas também não sei se estou atrasada. Há noite, e mais numa de rotina resolvi fazer um teste de urina. Nem sei muito bem porque fiz o teste mas fui surpreendida pelo aparecimento de duas risquinhas, uma mais fraquinha que a outra. Resultado: POSITIVO. Nessa noite preparei uma surpresa para o futuro papá: uma carta muito linda. Foi dificil guardar segredo até ao dia seguinte, assim como foi dificil adormecer.
 
 
02/10/2011
Ainda não eram 7h da manhã e já eu estava a pé prontinha para fazer uma série de testes com a primeira urina da manhã (é o que dá ter muitos). Primeiro fiz 3 todos positivos com uma risca clarinha. Pensei se algum deles não der positivo não faço o ClearBlue Digital. Então resolvi fazer mais 3 testes. Positivo. "Ok! espero mais um bocado e quando estiver quase na hora de acordar o papá faço o digital". Esperei até às 9h30m e lá fui eu fazer o digital. Passado pouquissimo tempo apareceu que estava gravida mas ainda tive de esperar um bocado para aparecer o tempo. 1-2 semanas desde a concepção. IUPPY..............
Ainda me consegui aguentar mais meia hora sem ir acordar o papá mas às 10h lá fui muito sorrateiramente acordá-lo. Desafio nº 1: o malandro não queria abrir os olhos. Então disse-lhe que ele tinha uma surpresa na mesa de cabeceira. Resposta imediata: "Mas a que horas acordaste tu?". Não lhe respondi. A muito custo lá conseguiu ler as primeiras palavras mas levou uns 5 minutos para ler meia duzia de linhas. Ainda não tinha lido a carta toda e já ele chorava e ria desalmadamente. Depois lá terminou de ler o resto e durante esse dia foi dificil aguentarmo-nos para não contar a ninguém.
Os testes da manhã

A carta para o papá

O envelope

O teste da confirmação

03/10/2011
Levei uns dias para encaixar a ideia. Neste dia preparei as minhas aulas fiz mais um teste a meio da manhã (positivo) fiz as contas às semanas (5) e relaxei.
 
 
04/10/2011
Fui ao centro de saude marcar consulta para confirmar a gravidez. Fui ao laboratório perguntar pela análise quanto ficaria se a fizesse do meu bolso mas a rapariga convenceu-me a esperar pela consulta e a ir depois. À noite fomos jantar a casa dos meus pais e contamos. Ficaram contentes mas não explodiram de alegria. Não tiveram aquela explosão fantastica mas ficaram contentes e tal como eu apreensivos. Ambos sabiam que nós estavamos a tentar há muito tempo e ambos têm receio pelo futuro que não é animador. Mas estão felizes e ainda vão ficar mais quando se aperceberem que vão participar bastante no crescimento deste(a) novo(a) neto(a).
 
 
05/10/2011
Levantei-me cedo mas o marido ja tinha saido de casa. Fiz outro teste ClearBlue que tinha e este paraceceu +3 (mais de acordo com os meus calculos), despachei-me e esperei que o maridão me viesse buscar para irmos almoçar com a familia dele. Eram os anos da minha sogra. Lá fomos nós todos pimpões. Ele não resisitiu e contou logo ao sobrinho que estava conosco no carro. Chegados a casa da sogra ainda nos aguentamos um bocado mas ele estava em pulgas que não contava e então fomos contando pessoa a pessoa. Primeiro o marido pediu à mãe para se sentar e a mim para me colocar de pé ao lado dele. Eu não fazia a minima ideia de como ele ia contar mas quando dei por mim ele estava-me a fazer festinhas na barriga e eu meio parva. A sogra chorou, de felicidade e foi logo contar à mãe do meu sogro (que não é avó do meu marido). Mais tarde contamos ao meu sogro e quando a minha cunhada chegou contamos-lhe a ela, outra festa, mais lágrimas de euforia... Só eu não chorei... Agora no meio disto tudo tenho muito medo que algum deles dê com a lingua nos dentes não vá eu perder o trabalho.
A caminho de casa já o marido falava de como podiamos decorar o quartinho: "com umas cercas e uns animais pintados ou colados, estrelinhas no tecto, um candeeiro com bonecos para reflectir nas paredes. Ideias não lhe faltavam e eram todas boas mas temos de as fazer funcionar.

O verdadeiro teste de confirmação
06/10/2011
9h15- Estava eu no centro de saude para confirmar a minha gravidez. A consulta atrasou 1 hora. Lá entrei e disse à médica que levava boas noticias mas que queria confirmar com o teste de sangue. Ela mandou-me à enfermeira fazer um de urina e que se houvesse duvidas me mandava fazer um de sangue. Lá fui à casa de banho com um copito fazer o meu chichi e até agradeci pois já estava aflita. Voltei à enfermeira e ela lá fez o teste mas demorou muito tempo de costas para mim e eu a pensar que ela me ia dizer que era negativo, já estava a ficar triste quando ela me diz que é um positivo fraquinho que devian ser uma 6 semanas. Disse-lhe que pelas minhas contas eram 5 semanas. Na realidade são (ontem) 5 semanas e 3 dias. Preenchemos o boletim de gravida. Todo o processo desde inicio, claro que demorou. Pesei-me, ela foi fazer a análise à urina e tinha uma infecção muito ligeira e chegou toda a parte interessante.
1- Muito importante beber muita àgua para o liquido amniotoco do bébé, para não desidratar e principalmente para limpar o tracto urinário e evitar infecções.
2- Muito cuidado com a ingestão de alimentos crus (Toxoplasmose) desinfectá-los muito bem e depois lavá-los melhor ainda para não ingerir o virus nem os toxicos dos desinfectantes.
3- Não deixar de comer carnes de vaca e porco mas ingeri-la muito bem passada (seca e dura).
4- Andar sempre com uma garrafa de àgua comigo.
5- Ter muito cuidado com a minha higiene: lavar-me sempre de frente para trás.
6- Como vou ter muito corrimento branco (é normal) posso usar pensinho diário mas devo mudar muitas vezes
7- Comer no máximo de 3 em 3 horas mesmo que não tenha fome
8- Para evitar enjoos muito fortes comer um iogurte ou umas bolachas na cama meia hora antes de levantar para acalmar o estomago mas convem que seja algo frio que o estomago reage melhor.
9- Sempre que tiver alguma dúvida ligar para o centro de saude e pedir para falar com a enfermeira. (5 estrelas. Ao que o marido responde" só mesmo no teu centro de saude", ele pertence a outro).
Posto isto voltei à médica. Mais uma eternidade até voltar a entrar. Lá entrei. A médica passou-e uma série de exames: Análises ao sangue incluindo à diabetes para fazer às 8 semanas (final do mês); ecografia para fazer entre as 11 e as 13 semanas (aniversário do pai); cheque dentista e a isenção para os serviços de saude. Ou seja saí de lá cansada e esfomeada mas com o estatuto de gravida e tudo tratado.
Agora sim é mesmo a sério.