sábado, 22 de janeiro de 2011

Que nome dar a um filho

Hoje em dia toda a gente quer dar nomes ridiculos (na minha opinião) aos filhos com a desculpa de ser original, diferente ou então nomes para os quais não hajam diminuitivos. Ora minha gente, alguns dos nomes com que me tenho deparado são tão ridiculos que o próprio nome é motivo de chacota. E isso das crianças serem gozadas pelos diminutivos que o nome gera perde todo o sentido.

Era eu ainda muito nova quanto nos meus pensamentos introspectivos decidi que um filho meu teria de ter um nome que se adequasse por toda a vida: não poderia ser um nome que desse um ar de infantilidade mas também não poderia ser um nome que me fizesse lembrar automáticamente um adulto. Ora hoje tenho uma visão um pouco ajustada a esta minha ordem de pensamento. Assim se o primeiro filho fôr rapaz será um Filipe, se fôr rapariga será Maria. O segundo filho terá o outro nome até porque ambos gostamos bastante do outro género de ambos os nomes: Filipa ou Mário.

Filipe porque é o segundo ome do pai e de metade dos homens portugueses, é um nome português e tradicional e porque ambos gostamos. Maria porque é o nome das duas avós, porque é um nome também tradicional e porque as minhas (alunas) Maria's têm todas um sorriso lindo mas houve uma que foi especial.

Continuando no tema dos nomes estranhos vou aqui postar alguns de alunos que pelas minhas mãos têm passado isto não indo à lista de nomes permitidos. Algumas destas crianças são filhos de imigrantes mas a grande maioria são filhos de casais 100% portugueses.
Lista de nomes estranhos ou que simplesmente não gosto:

Alesia
Alina
Andria
Bianca
Carlota
Dália
Denis
Eva
Ema
Francisca
Gil Guilherme (nomes próprios)
Herick
Ianis
Indi
Isabela
Isaac
Iris
Jade
Jonas
Justino
Jessica
Lenny
Lorena
Luana
Maura
Mauro
Milena
Nadine
Nicoleta
Olesea
Rayana
Robin
Roxolana
Ruben
Salomão

Samir
Serena (para mim o pior)
Valéria

E muitos mais haverá por aí e muitos mais passaram por mim nos ultimos 8 anos e dos quais já não me lembro.