terça-feira, 22 de maio de 2012

37ª semana

14-5-2012


15-5-2012
Ando nervosa e ansiosa com a consulta de amanhã.


16-5-2012



Hoje,fomos à consulta de bem estar fetal no hospital. Ao contrário da mamã que estava muito calma o papá estava uma verdadeira pilha de nervos. Fizemos CTG e ECO. Segundo a médica a menina está optima (2900g) e as minhas analises não podiam estar melhores. Não posso dizer que foi uma consulta calma pois nós iamos com a indicação de que o parto devia ser até no máximo às 38 semanas e a médica é da opinião que estando a bebe tão bem não há necessidade de precipitar as coisas.
Claro está que é mais uma médica que acha que só quem trabalha no hospital deveria acompanhar as gravidas mas nós escolhemos a OB que achamos melhor e ninguém nos pode criticar por isso até porque consideramos que tivemos o melhor acompanhamento possivel. Perante tamanha prepotencia o papá acabou por se enervar e discutir com a médica, mas depois lá se acalmou. Ele e eu.
A verdade é que esta médica nos disse que se quisessemos ser acompanhadas por ela a partir de agora teriamos consultas todas as semanas. E marcou-nos para a próxima 4ª feira onde vamos fazer análises para confirmar os valores e só saio de lá com os resultados na mão. Apesar de tudo até gostamos da médica que nos atendeu. Excusado será dizer que saimos de lá com a sensação de conforto mas ao mesmo tempo completamente desorientados em relação à decisão a tomar. Mas depois de ponderarmos um pouco decidimos que iriamos à próxima consulta fariamos as análises mas que em principio ficariamos por cá até porque a médica levantou uma questão que eu considero importante:
 "por vezes provocar o parto quando nem o corpo da mãe nem o bébé estão devidamente preparados pode ser mais perigoso para qualquer um deles do que o problema que leva a essa decisão..."


17-5-2012

Muito mais tranquilos e decididos em relação ao nosso futuro e da nossa menina, o pai que anda super ansioso com tudo isto perguntou-me se estavamos de acordo com o que decidimos ontem. Resumindo segundo a minha OB se não me induzissem o parto cá teriamos de ir para Lx que uma colega dela o faria lá e nós decidimos que apesar de não induzirem o parto vamos ficar por cá bem acompanhados à mesma com pessoas que estão mais próximas de nós e com uma equipa e hospital que conhecemos. Se fossemos para Lx nem a médica nós conheciamos.
Se é a decisão mais acertada ou não nós nunca iremos saber pois tudo pode acontecer seja onde for mas nós é que somos os pais e só nós podemos decidir o que queremos para a nossa familia não são os médicos. Deles nós ouvimos opiniões que depois analisamos de forma a garantir o nosso bem estar.
Ainda esta tarde fui a uma sessão de esclarecimento sobre o parto no hospital:
 - Falou-se do parto em si, as várias fases
 - Que o pai pode estar conosco mas a pessoa que escolhermos para nos acompanhar é a que ficará durante todo o tempo, salvo muito raras excepções não há troca de acompanhante.
 - Quando nasce, o bébé pode ficar em cima da mãe o tempo que desejarmos, a menos que haja algo em contrário ou que o bébé esteja a arrefecer;
 -Se for cesariana o bébé vai um bocado ao pé da cara da mãe, e o pessoal tenta libertar o braço do tensiometro da mãe para esta o poder acariciar, mas de seguida vai com a enfermeira e o pai para ser lavado e vestido e assim que estiver pronto volta para junto da mãe.
 - Durante o trabalho de parto a mãe não fica confinada à cama porque a monitorização é feita a cada hora e só durante esse tempo é que temos de estar na cama;
 - O que é necessário termos conosco no bloco de partos:
                1.-  Robe para a mãe porque as camisas do hospital são abertas atrás e ficamos a mostrar o rabo enquanto andamos.
       2.- A primeira roupinha do bébé completa com duas fraldas descartáveis pois uma é colocada logo no nascimento e a outra quando o bébé é lavado para ver se está a fazer as suas necessidades
       3.- Uma mantinha fininha para o bébé para o enrrolar aquando do nacimento pois as do hospital são de cama de adulto e claro muito grandes.
       4.- Chinelos tipo havaianas.
 - O que necessitamos para depois do parto, roupa da mãe, roupa do bébé, produtos de hijiene da mãe, pensos higiénicos (só dão 5 por gravida), roupinha de cama do bébé, só não precisamos de levar os produtos de hijiene do bébé porque este hospital tem um acordo com a mustela e têm os produtos da gama ectópica.
 - entre as 24 e as 8 horas não há epidural e esta só é dada aos 4 dedos de dilatação.
Depois disto fomos ver as instalações do bloco de partos e conhecer algum pessoal. Ficamos a saber que apesar das enfermeiras poderem não estar conosco durante o CTG todos o CTG's estão ligados a um computador central na sala do pessoal por onde elas nos acompanham (e estava a funcionar). Há uma sala de cesarianas naquele piso e só teremos de ir para cesariana no bloco cirurgico se esta sala estiver ocupada. Os quartos do bloco de partos não são o mais confortáveis mas têm tudo o necessário para a mãe, para o bébé e até para o acompanhante, e estes já ganharam o direito a um pseudo-sofá (já não têm de ficar confinados a um banco pequenino, desconfortável e com rodinhas), e são individuais. Durante todo o trabalho de parto estamos sempre no mesmo quarto e só teremos de trocar de quarto após o parto se o bloco estiver muito cheio. Depois do parto ficamos no bloco mais umas 2 horas antes de sermos transferidas para a obstetricia.
Terminamos a visita à obstetricia. Esta parte já conhecia de ir às visitas: quartos de 3 camas, espaço de arrumação tipo cacifo alto e na casa de banho há um pequeno chuveiro para as mamãs se lavarem quando vão às suas necessidades. Actualmente as mamãs não têm de se deslocar ao refeitório para comer pois as refeições vêm para o quarto e assim não temos de deixar o bébé sozinho.
Só posso dizer que esta acção serviu para me deixar muito mais descansada pois assim já sei exctamente para onde vou...

Depois a mamã foi mudar de visual. Um valente corte de cabelo a combinar com o calor que se faz sentir por cá.
Há noite estivemos as duas sozinhas pois o papá foi jantar com o colega de trabalho e já chegou a casa muito tarde. Mas gostou da surpresa do cabelo.

18-5-2012
Ando cheia de contracções desde sexta-feira, curiosamente dia da ultima consulta com a obstetra. Por um lado calhou mesmo bem assim pois já sei o que se passa comigo estes dias em que volta e meia lá estou eu apertada, a minha menina a empurrar a porta de saida e algumas dores, bastante suportáveis. Como estou à espera do parto para os próximos dias posso dizer que fico super contente com cada contracção apesar de fisicamente muito desconfortável.


19-5-2012

20-5-2012