quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Idade / Fertilidade

Entre os 20 e os 25 anos é o periodo em que a mulher se encontra mais fértil: a sua estrutura corporal está completamente constituida e o seu aparelho reprodutor trabalha ao máximo.

A minha experiencia mostrou-me que pouco antes dos meus 28 anos os meus ciclos mudaram em muito: mais curtos e em menor quantidade.
Mas por outro lado o pai (da minha idade) ainda está numa idade bastante fértil.
Com a idade não é só a mulher a envelhecer, os ovulos também envelhecem e aumentam a probabilidades destes conterem um numero anormal de cromossomas (maior ou menor quantidade de determinados cromossomas) quando fecundados. Ou seja as probabilidades de se ter um filho com problemas ou disturbios são maiores.
O mesmo acontece com o homem e a sua produção de esperma. Há medida que o homem envelhece os seus espermatozoides diminuem de volume, estrutura e mobilidade: tornam-se menos saudáveis, mais danificados e têm uma menor capacidade de chegarem ao destino.